SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número47USOS E FUNÇÕES DA FOTOGRAFIA PÚBLICA NO CONHECIMENTO HISTÓRICO ESCOLARA GRAFIA DOS CORPOS NO ESPAÇO URBANO: OS ESCOLARES NO ÁLBUM BIOGRAFIA DUMA CIDADE, PORTO ALEGRE, 1940 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


História da Educação

versão impressa ISSN 1414-3518versão On-line ISSN 2236-3459

Resumo

MACHADO JUNIOR, Cláudio de Sá. FOTOGRAFIA, IMPRENSA DE VARIEDADES E EDUCAÇÃO: DISCURSOS VISUAIS E TEXTUAIS SOB O FOCO DE UMA PEDAGOGIA DE REVISTA. Hist. Educ. [online]. 2015, vol.19, n.47, pp.109-128. ISSN 1414-3518.  http://dx.doi.org/10.1590/2236-3459/47454.

Neste artigo discutem-se possíveis usos e funções da imprensa de variedades ao destacar o potencial pedagógico da fotografia, considerada um signo discursivo de estatuto próprio que não deve ser desvinculado dos signos textuais. Sua contribuição problematiza os estudos em história da educação, sugerindo caminhos teóricos e metodológicos a partir de bibliografia produzida no campo das ciências humanas e da análise do discurso. Tem como exemplo específico aRevista do Globo, periódico quinzenal sul-rio-grandense, com ênfase à década de 1930. Por fim, reivindica o estudo da imprensa de variedade como uma das muitas possibilidades de se estudar as instituições e as práticas escolares, mas também ela própria como um dispositivo educativo ora de referência, ora referencial.

Palavras-chave : fotografia; educação; imprensa; discurso; pedagogia de revista.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )