Acessibilidade / Reportar erro

DO MODUS PARISIENSIS AO RATIO STUDIORUM: OS JESUÍTAS E A EDUCAÇÃO HUMANISTA NO INÍCIO DA IDADE MODERNA

FROM PARISIENSIS MODUS FOR THE RATIO STUDIORUM: THE JESUITS AND THE HUMANISTIC EDUCATION AT THE BEGINNING OF MODERN AGE

DESDE EL MODUS PARISIENSIS A LA RATIO STUDIORUM: LOS JESUITAS Y LA EDUCACIÓN HUMANÍSTICA EN EL INICIO DE LA EDAD MODERNA

DE LA MODUS PARISIENSIS AU RATIO STUDIORUM: LES JÉSUITES ET L'ÉDUCATION HUMANISTE AU DÉBUT DE L'ÂGE MODERNE

O processo constitutivo do Ratio studiorum, enquanto método pedagógico, bem como a relação deste com o surgimento e a estruturação do Humanismo no início da Idade Moderna, é o tema do presente artigo. No desenvolvimento do trabalho, utilizamos uma vasta bibliografia existente sobre o tema, assim como, realizamos a consulta em documentos específicos da Companhia de Jesus. A relevância do presente trabalho justifica-se considerando o fato de que o método pedagógico desenvolvido pelos jesuítas teve uma grande influência sobre a educação e a cultura de modo geral, contribuindo para a estruturação do humanismo moderno e contemporâneo.

modus parisienses; ratio studiorum; jesuítas; humanismo


Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação UFRGS - Faculdade de Educação, Av. Paulo Gama, n. 110 | Sala 610, CEP: 90040-060 - Porto Alegre/RS, Tel.: (51) 33084160 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: rhe.asphe@gmail.com