Acessibilidade / Reportar erro

REPRESENTAÇÕES DA INFÂNCIA EM MEMÓRIAS E AUTOBIOGRAFIAS - MINAS GERAIS (1900-1960)

REPRESENTATIONS OF CHILDHOOD IN MEMOIRS AND AUTOBIOGRAPHIES - MINAS GERAIS (1900-1960)

REPRESENTACIONES DE LA INFANCIA EM MEMORIAS E AUTOBIOGRAFÍAS (MINAS GERAIS 1900-1960)

REPRÉSENTATIONS DE L'ENFANCE DANS LES MÉMOIRES ET AUTOBIOGRAPHIES - MINAS GERAIS (1900-1950)

Neste artigo se analisa as experiências de infância reconstruídas em autobiografias e memórias escritas por sujeitos que viveram essa fase da vida em Minas Gerais, no período compreendido entre 1900 e 1960, com o intuito de perceber de que modo diferentes pertencimentos - de gênero, classe social, raça/etnia, origem geográfica - podem influenciar na construção de representações sobre a infância. Foram utilizadas como fontes doze memórias e autobiografias, além de dados demográficos do período. Fundamentado nos estudos sobre a sociologia e a historiografia da infância, evidencia-se a existência de múltiplas infâncias engendradas pelas diferentes interações entre a criança e os diversos contextos históricos e sócio-culturais.

história da infância; memórias e autobiografias; história da educação


Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação UFRGS - Faculdade de Educação, Av. Paulo Gama, n. 110 | Sala 610, CEP: 90040-060 - Porto Alegre/RS, Tel.: (51) 33084160 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: rhe.asphe@gmail.com