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CONTRIBUIÇÕES PARA UMA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM SANTA CATARINA: A MODERNIZAÇÃO DA ARITMÉTICA NA REFORMA ORESTES GUIMARÃES (1910-1914)

CONTRIBUTIONS TO A HISTORY OF MATHEMATICS EDUCATION IN SANTA CATARINA: ARITHMETIC MODERNIZATION DURING ORESTES GUIMARÃES REFORM (1910-1914)

APORTES PARA UNA HISTORIA DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA EN SANTA CATARINA: LA MODERNIZACIÓN DE LA ARITMÉTICA EN EL TIEMPO DE LA REFORMA ORESTES GUIMARAES (1910-1914)

LES CONTRIBUTIONS POUR UNE HISTOIRE DE L'ÉDUCATION DE MATHÉMATIQUE DANS L'ÉTAT DE SANTA CATARINA: LA MODERNISATION DE L'ARITHMÉTIQUE PENDANT LA RÉFORME ORESTES GUIMARÃES (1910-1914)

Resumo

No âmbito deste artigo tem-se por objetivo compreender a inclusão e organização da matéria Aritmética nos programas de ensino dos grupos escolares de Santa Catarina durante os primeiros anos da reforma Orestes Guimarães. O período privilegiado na investigação é marcado pelo afloramento dos discursos da pedagogia moderna no Brasil. Assim, as discussões focalizam as implicações de uma educação renovada e moderna nas prescrições da matéria em questão. A análise histórica toma como fonte de pesquisa os documentos escolares normativos. O estudo permitiu o delineamento de um panorama educacional em que a matriz pedagógica do ensino intuitivo, alicerçada pela organização graduada dos estudos seriados, caracterizou uma nova formatação para o ensino da Aritmética nos grupos escolares catarinenses.

Palavras-chave:
Aritmética; grupos escolares; método intuitivo; educação matemática

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