Acessibilidade / Reportar erro

O PROJETO MODERNIZADOR À MINEIRA: REFORMAS ADMINISTRATIVAS E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES (MINAS GERAIS, 1906-1930)

THE MINEIRO-LIKE MODERNIZING PROJECT: ADMINISTRATIVE REFORMS AND TEACHERS EDUCATION (MINAS GERAIS, 1906-1930)

EL PROYECTO MODERNIZADOR A LA MINERA: REFORMAS ADMINISTRATIVAS Y FORMACIÓN DE PROFESORES (MINAS GERAIS, 1906-1930)

LE PROJET MODERNISATEUR A LA MINIERE: REFORMES ADMINISTRATIVES ET LA FORMATION DES PROFESSEURS (MINAS GERAIS, 1906-1930)

Resumo

Neste artigo se analisam as estratégias mobilizadas pelos reformadores educacionais mineiros entre 1906 a 1930, sobre a reorganização da instrução pública promovida no Estado de Minas Gerais. Neste sentido, o objetivo do texto é acompanhar as iniciativas para se implantar, no âmbito do arcabouço legal, as medidas administrativas, tendo em vista a formação dos professores, buscando compreender como as discussões evoluíram ao longo do período demarcado. As fontes que subsidiaram a análise foram as mensagens dos presidentes do Estado, a legislação educacional e os textos publicados pela Revista do Ensino a partir de 1925. Desta forma, analisamos as principais propostas de mudanças administrativas para a formação dos professores, que compunham o projeto modernizador à mineira.

Palavras-chave:
reformas educacionais; formação de professores; projeto modernizador; Minas Gerais

Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação UFRGS - Faculdade de Educação, Av. Paulo Gama, n. 110 | Sala 610, CEP: 90040-060 - Porto Alegre/RS, Tel.: (51) 33084160 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: rhe.asphe@gmail.com