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INTERDIÇÃO DE LEITURA E PRESCRIÇÃO DE TEXTOS PARA A INFÂNCIA E JUVENTUDE MONTES-CLARENSE (1920-1950)1 1 A pesquisa contou com apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Fapemig -, a quem agradecemos. O projeto de pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética da Unimontes, parecer n. 2522, em conformidade com a resolução 196/96, do Conselho Nacional de Saúde.

PROHIBITION OF READING AND REQUIREMENT OF TEXTS FOR CHILDREN AND YOUNGSTERS FROM MONTES CLAROS (1920-1950)

LECTURA DE PROHIBICION Y PRESCRIPCIÓN DE TEXTOS PARA LA INFANCIA Y JUVENTUD MONTES-CLARENSE (1920-1950)

LECTURE INTERDICTION ET TEXTES PRESCRIPTION DESTINE À L'ENFANCE ET JEUNESSE MONTES-CLARENSE (1920-1950)

Resumo

Neste artigo tem-se por objetivo discutir representações de leitura que circularam em Montes Claros e visaram a prescrever leituras ou interditar textos destinados à infância e à juventude. As representações se inscrevem em dois movimentos: de um lado, a construção da relação entre professores e alunos, livros e leituras, dada a possibilidade de inculcação de valores, de desenvolvimento cultural e aprendizado. Por outro lado encontra-se a defesa da interdição de determinados textos, considerados inadequados aos leitores em formação.

Palavras-chave:
representações de leitura; prescrição de livros; história da leitura; história da educação

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