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CARTILHAS E LIVROS DIDÁTICOS NAS ESCOLAS POMERANAS LUTERANAS NO SUL DO RIO GRANDE DO SUL (1900-1940)

SPELLING BOOKS AND TEXTBOOKS IN POMERANIAN LUTHERAN SCHOOLS IN RIO GRANDE DO SUL (1900-1940)

CEBADORES Y LIBROS DE TEXTO EN LAS ESCUELAS POMERANAS LUTERANAS EN EL SUR DEL RIO GRANDE DO SUL (1900-1940)

LES MANUELS SCOLAIRES ET LES METHODES DIDACTIQUES DANS LES ECOLES POMERANIENNES-LUTHERIENNES DANS LE SUD DE L'ETAT DU RIO GRANDE DU SUD (1900-1940)

Resumo

Neste artigo busca-se comparar cartilhas e livros didáticos utilizados em comunidades pomeranas na região meridional do Rio Grande do Sul orientadas pelas seguintes instituições luteranas: Sínodo de Missouri e Sínodo Riograndense. Para entender a demarcação do campo religioso e a instauração das disposições educativo-religiosas foi usado o conceito de campo e de habitus Pierre Bourdieu (2002; 1983). Cabe destacar que o Sínodo Riograndense apostou no uso das suas cartilhas em escolas étnicas fora do seu viés doutrinário, como, por exemplo, nas escolas católicas e nas independentes, a fim de fortalecer o movimento germanista e a formação geral, enquanto o Sínodo de Missouri procurou, pelas cartilhas, o incremento e fortalecimento da doutrina luterana e pouco envolvimento com questões de cunho ideológico.

Palavras-chave:
cartilhas; luteranismo; pomeranos

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