Acessibilidade / Reportar erro

EXPERIÊNCIAS DOCENTES E CULTURAS POLÍTICAS: O PROFESSOR DE PRIMEIRAS LETRAS JOÃO BAPTISTA BRANDÃO DE PROENÇA (5ª COMARCA DA PROVÍNCIA DE SÃO PAULO/PROVÍNCIA DO PARANÁ. 1830-1860)

TEACHING EXPERIENCES AND POLITICAL CULTURES: THE TEACHER OF FIRST LETTERS JOÃO BAPTISTA BRANDÃO DE PROENÇA (5TH COMARCA DA PROVÍNCIA DE SÃO PAULO/PROVÍNCIA DO PARANÁ - 1830-1860)

EXPERIENCIAS DOCENTES Y CULTURAS POLÍTICAS: EL MAESTRO DE PRIMERAS LETRAS JOÃO BAPTISTA BRANDÃO DE PROENÇA (5ª COMARCA DA PROVÍNCIA DE SÃO PAULO/PROVÍNCIA DO PARANÁ - 1830-1860)

EXPÉRIENCES D'ENSEIGNEMENT ET DES CULTURES POLITIQUES: L'ENSEIGNANT DES PREMIÈRES LETTRES JOÃO BAPTISTA BRANDÃO DE PROENÇA (5ÈME COMARCA DA PROVÍNCIA DE SÃO PAULO/PROVÍNCIA DO PARANÁ - 1830-1860)

Resumo

Este artigo problematiza historicamente as experiências de um professor de primeiras letras de Curitiba entre as décadas de 1830 e 1860 com o objetivo de acompanhar os modos como o mestre João Baptista Brandão de Proença foi se produzindo como professor, funcionário público e intelectual. Num período marcado pela oralidade e escassa presença de instituições de formação, o artifício metodológico de acompanhar sua trajetória permitiu perceber como a experiência docente foi sendo construída na tessitura da circulação de sujeitos em diferentes espaços sociais e por meio do acúmulo de um repertório pedagógico, legal e político-administrativo. Personagem “excepcional normal”, como consideraria Carlo Ginzburg (2007, p. 277), João Baptista Brandão de Proença indicia os percalços sofridos e as astúcias empregadas pelos primeiros mestres Oitocentistas na produção da docência como ofício.

Palavras-chave:
experiência docente; instrução pública; culturas políticas

Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação UFRGS - Faculdade de Educação, Av. Paulo Gama, n. 110 | Sala 610, CEP: 90040-060 - Porto Alegre/RS, Tel.: (51) 33084160 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: rhe.asphe@gmail.com