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NAS PUBLICAÇÕES SOBRE LIVROS DE LEITURA NO INÍCIO DO SÉCULO XX: TRAÇOS DE UMA CULTURA MATERIAL ESCOLAR

THE PUBLICATIONS ABOUT READING BOOKS IN THE EARLY 20TH CENTURY: TRACES OF A SCHOLAR WRITTEN CULTURE

EN LAS PUBLICACIONES SOBRE LOS LIBROS DE LECTURA EN EL SIGLO XX: VESTIGIOS DE UNA CULTURA MATERIAL ESCOLAR

PUBLICATIONS SOR LES LIVRES DE LECTURE AU DÉBUT DU XXE SIÈCLE: TRACES D’UNE CULTURE DES FOURNITURES SCOLAIRES

Resumo

O texto objetiva apresentar quais representações a respeito de livros de leitura se fizeram presentes em algumas publicações impressas, no período entre 1927 a 1946, como também destacar as possibilidades da influência destas ideias nas práticas de leitura nas escolas públicas paulistas. Parte-se da premissa de que o livro pode ser considerado um objeto concreto de uma “cultura material escolar”, por encontrar-se ali um espaço, uma temporalidade e uma linguagem. A análise indica que os enunciados se mostraram direcionados, a princípio, à legitimação de interesses políticos para se implementar um ensino nacionalizado e uniformizado, ao estabelecerem critérios de configuração de uma obra didática de qualidade para, em seguida, voltarem-se aos leitores alunos e professores.

Palavras-chave:
livros de leitura; representações de leitura; cultura material escolar

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