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O DISCURSO DO PROGRESSO E A EDUCAÇÃO NA HISTÓRIA DE SINOP - MATO GROSSO: “COMO É BOM ALARGAR FRONTEIRAS DE NOSSA PÁTRIA!”1 1 Verso do poema escrito pelo Colonizador Enio Pipino publicado em 1979.

EL DISCURSO DEL PROGRESO Y LA EDUCACIÓN EN LA EN LA HISTORIA DE HISTÓRIA DE SINOP - MATO GROSSO: “COMO ES BUENO EXPANDIR LAS FRONTERAS DE NUESTRA PATRIA!”

THE PROGRESS AND EDUCATION IN HISTORY OF SINOP - MATO GROSSO: "IT'S GOOD TO EXPAND BORDERS OF OUR FATHERLAND”

LE DISCOURS DU PROGRÈS ET L´ÉDUCATION DANS L´HISTOIRE DE SINOP - MATO GROSSO: "COMME IL EST BON D'ELARGIR LES FRONTIERES DE NOTRE PATRIE!"

Resumo

Este artigo aborda o entrelaçamento do discurso do progresso na educação sinopense dentro do contexto de implementação da política de integração nacional entre os anos de 1973 e 1979. O discurso de progresso difundido pelo Governo Federal foi assumido pelos Colonizadores, pelos migrantes e pela escola, que em suas práticas exemplificou e manifestou todos os valores desenvolvimentistas da época. A fundamentação teórica se baseou nas contribuições de Michel de Certeau e a pesquisa empírica foi realizada a partir dos procedimentos da História Oral com entrevistas com ex-professoras, assim como em documentos, revistas, iconografias localizadas em acervos particulares e públicos.

Palavras-chave:
educação escolar; processo colonizador; discurso do progresso; Sinop

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