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O TESTEMUNHO DOS ARQUIVOS E O TRABALHO DO HISTORIADOR DA EDUCAÇÃO1 1 Este artigo apresenta resultados parciais do projeto de pesquisa “Os Arquivos de Brasília e a História da Educação Brasileira no Império: inventário de fontes e perspectivas de pesquisa”, que conta com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Distrito Federal, agência de fomento à qual registro agradecimentos.

EL TESTIMONIO DE LOS ARCHIVOS Y EL TRABAJO DEL HISTORIADOR DE LA EDUCACIÓN

THE EVIDENCE OF ARCHIVES AND THE WORK OF HISTORIANS OF EDUCATION

LE TÉMOIGNAGE DES ARCHIVES ET LE TRAVAIL DE L’HISTORIEN DE L’ÉDUCATION

Resumo

Tomando o arquivo como um lugar físico e epistemológico, o objetivo é refletir sobre o que ele pode testemunhar para o trabalho do historiador da educação. Dialogando com a historiografia sobre o papel dos arquivos na escrita da História, num primeiro momento reflete-se sobre as relações entre Arquivo, Memória e História. Em seguida, discutem-se seus dois diferentes níveis de testemunho para a pesquisa histórico-educacional: o testemunho intencional e o não intencional sobre a educação.

Palavras-chave:
arquivos; historiografia; história da educação

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