Acessibilidade / Reportar erro

UMA HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS FÍSICAS, QUÍMICAS E NATURAIS NO ENSINO SECUNDÁRIO (1882-1950) 1 1 Esse artigo provem da pesquisa “Uma História das Disciplinas Escolares: os conteúdos dos Planos de Estudos na configuração do Ensino Secundário de Sergipe no final do século XIX e início do século XX”, financiada pelo CNPq, Edital: 07/2011, Processo CNPq 401306/2011-9.

UNA HISTORIA DE LAS CIENCIAS FÍSICAS, QUÍMICAS Y NATURALES EN LA EDUCACIÓN SECUNDARIA (1882-1950)

A HISTORY OF PHYSICAL, CHEMICAL AND NATURAL SCIENCES IN SECONDARY EDUCATION (1882-1950)

UNE HISTOIRE DES SCIENCES PHYSIQUES, CHIMIQUES ET DE LA NATURE DANS L'ENSEIGNEMENT SECONDAIRE (1882-1950)

Resumo

Investigar o processo de organização das cadeiras de Ciências Físicas, Químicas e Naturais no período de 1882 a 1950 é o objetivo desse artigo. Para tanto utilizamos como fontes textos normativos da legislação que regulam essas cadeiras no ensino secundário, notadamente em Sergipe, documentos manuscritos como atas, ofícios, relatórios, livro de visitas, dentre outros salvaguardados no Centro de Educação e Memória do Atheneu Sergipense - Cemas, e fotografias de professores em excursões, aulas, laboratórios, gabinetes, reuniões. As palavras e imagens revelam os programas de ensino, os personagens atuantes da história, os momentos que necessitaram registrar práticas das suas aulas no processo de constituição e consolidação das Ciências Físicas, Químicas e Naturais no ensino secundário sergipano.

Palavras-chave:
história das disciplinas; arquivos escolares; fotografias; história do ensino secundário; história da educação

Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação UFRGS - Faculdade de Educação, Av. Paulo Gama, n. 110 | Sala 610, CEP: 90040-060 - Porto Alegre/RS, Tel.: (51) 33084160 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: rhe.asphe@gmail.com