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O COLÉGIO DE APLICAÇÃO/UFRGS E A DIFUSÃO DAS CLASSES EXPERIMENTAIS SECUNDÁRIAS: ENTRE O ARQUIVO E A MEMÓRIA ORAL (1959- 1981)

EL COLEGIO DE APLICACIÓN/UFRGS Y LA DIFUSIÓN DE CLASES SECUNDARIAS EXPERIMENTAL: ENTRE EL ARCHIVO Y LA MEMORIA ORAL (1959-1981)

THE COLLEGE OF APPLICATION/UFRGS AND THE DIFFUSION OF EXPERIMENTAL SECONDARY CLASSES: BETWEEN THE FILE AND THE ORAL MEMORY (1959-1981)

LE COLLEGE D’APPLICATION/UFRGS ET LA DIFFUSION DES CLASSES SECONDAIRES EXPERIMENTALES: ENTRE LE FICHIER ET LA MEMOIRE ORALE (1954-1981)

Resumo

O artigo investiga memórias do Colégio de Aplicação (CAp/Ufrgs), instituição de ensino que se constituiu como uma espécie de vanguarda pedagógica na sociedade porto-alegrense. Discute-se a implantação das classes experimentais secundárias, como uma apropriação das Classes Nouvelles francesas. Documentos orais e arquivísticos foram examinados e permitem inferir que o CAp é produto do seu tempo, representa a propagação dos discursos de renovação educacional, sobretudo os estudos de Psicologia que passaram a ocupar espaço relevante nas questões escolares e na formação de professores. As práticas educativas do CAp evidenciam a circularidade cultural entre educadores, especialmente franceses e brasileiros que, por muitos anos, estiveram ligados pelas missões e intercâmbios pedagógicos.

Palavras-chave:
classes experimentais secundárias; Colégio de Aplicação; memórias docentes

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