Acessibilidade / Reportar erro

A POLÍTICA PÚBLICA DOS JARDINS DE RECREIO COMO ESPAÇO CIVILIZADOR NO CONTEXTO URBANO DE PORTO ALEGRE (1920-1950)

LA POLÍTICA PÚBLICA DE LOS JARDINES DE RECREO COMO ESPACIO CIVILIZADOR EN EL CONTEXTO URBANO DE PORTO ALEGRE (1920-1950)

THE PUBLIC POLICY OF RECREATIONAL GARDENS AS A CIVILIZATORY SPACE WITHIN THE URBAN CONTEXT OF PORTO ALEGRE (1920-1950)

LA POLITIQUE PUBLIQUE DES JARDINS RÉCRÉATIFS COMME ESPACE CIVILISANT DANS LE CONTEXTE URBAIN DE PORTO ALEGRE (1920-1950)

RESUMO

Este estudo diz respeito aos Jardins de Recreio, uma política pública instituída na cidade de Porto Alegre/RS a partir dos anos 1920. Objetiva compreender suas condições de implementação e suas interfaces com o processo educacional. Fundamenta-se na análise documental histórica, que possibilita compreender as condições de instauração e funcionamento dos Jardins de Recreio, sua característica educadora e sua relação com a urbanidade. Percebe-se que os Jardins de Recreio se constituíram em espaços de sociabilidade e lazer dos porto-alegrenses, para além de uma intenção pedagógica fomentada pelas modificações urbanas, pelo discurso higienista e civilizatório deflagrado pela modernidade.

Palavras-chave:
processo civilizador; urbanização; jardins de recreio; higienismo; história da educação

Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação UFRGS - Faculdade de Educação, Av. Paulo Gama, n. 110 | Sala 610, CEP: 90040-060 - Porto Alegre/RS, Tel.: (51) 33084160 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: rhe.asphe@gmail.com