RESUMO
Objetiva-se analisar a campanha de criação, implantação e funcionamento da Biblioteca Pública de Campo Grande, ao sul de Mato Grosso, na década de 1930, propagadas nas páginas da Revista Folha da Serra (RFS, 1931-1940). Questiona-se a relação entre a RFS e o surgimento da Sociedade da Biblioteca Pública de Campo Grande, organização criadora e mantenedora da Biblioteca em questão. Com referencial teórico-metodológico ancorado na Nova História Cultural, a análise compreende o impresso como importante fonte de pesquisa para a história da educação, numa perspectiva de educação para além dos muros da escola (CHARTIER, 1990; CATANI; BASTOS, 2002; BICCAS, 2008). Conclui-se que a Biblioteca Pública implantada pela RFS em Campo Grande na década de 1930, com seus eventos, concursos e debates influenciou novos hábitos, comportamentos e saberes, contribuindo para a formação e ampliação de leitores na região, expandindo, consequentemente o público potencial da RFS.
Palavras-chave:
história da educação; Biblioteca Pública; imprensa