Acessibilidade / Reportar erro

AMÉRICA LATINA E ABYA YALA NO ENSINO DE HISTÓRIA ESPANHOL: O “DESCOBRIMENTO”, A CONQUISTA E AS CONTROVÉRSIAS DA LEYENDA NEGRA

AMÉRICA LATINA Y ABYA YALA EN LA ENSEÑANZA DE LA HISTORIA DE ESPAÑA: EL "DESCUBRIMIENTO", LA CONQUISTA Y LAS CONTROVERSIAS DE LA LEYENDA NEGRA

LATIN AMERICA AND ABYA YALA IN TEACHING SPANISH HISTORY: THE "DISCOVERY", THE CONQUEST AND CONTROVERSIES OF THE BLACK LEGEND

AMERIQUE LATINE ET ABYA YALA DANS L'ENSEIGNEMENT DE L'HISTOIRE ESPAGNOLE: LA DECOUVERTE, LA CONQUETE ET LA CONTROVERSE LEGEND BLACK

RESUMO

O trabalho explicita as representações contemporâneas da História da América no ensino de História na Espanha. Explicita e problematiza as configurações textuais e iconográficas que pretendem ensinar uma história do “descobrimento”, da conquista e da colonização da América. Usou-se a metodologia da pesquisa bibliográfica e de campo, com técnica de fichamento e observações analíticas de obras historiográficas contemporâneas, livros didáticos e lugares de memória (museus e monumentos históricos). Em relação aos manuais didáticos, foram selecionados e analisados 18 livros de ensino de História editados por seis editoras no período de 2000 a 2015. Analisou-se a história do “descobrimento” e da colonização na perspectiva teórica da decolonialidade (DUSSEL, 1994, LANDER, 2005; MIGNOLO, 2007).

Palavras-chave:
ensino de História; descobrimento; América Latina; Abya Yala

Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação UFRGS - Faculdade de Educação, Av. Paulo Gama, n. 110 | Sala 610, CEP: 90040-060 - Porto Alegre/RS, Tel.: (51) 33084160 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: rhe.asphe@gmail.com