Acessibilidade / Reportar erro

PEDAGOGIA DO OPRIMIDO COMO REFERÊNCIA: 50 ANOS DE DADOS GEOHISTÓRICOS (1968-2017) E O PERFIL DE SEU LEITOR

PEDAGOGÍA DEL OPRIMIDO COMO REFERENCIA: 50 AÑOS DE DATOS GEO-HISTÓRICOS (1968-2017) Y EL PERFIL DE SU LECTOR

PEDAGOGY OF THE OPPRESSED AS A REFERENCE: 50 YEARS OF HISTORICAL GEODATA (1968-2017) AND THE PROFILE OF YOUR READER

PÉDAGOGIE DES OPPRIMÉS EN TANT QUE REFERENCE: 50 ANS DE GEO-HISTORIQUES (1968-2017) ET LE PROFIL DE VOTRE LECTEUR

RESUMO

Após cinquenta anos da publicação do livro Pedagogia do Oprimido, surge a demanda em refazer os caminhos da sua apropriação como referência (citação e leitura), para se analisar até que ponto a tentativa de banir o livro Pedagogia do Oprimido, e por consequência, seu autor, deu certo (Hipótese 1). Outro tópico que foi verificado foi se os pesquisadores que mais referenciaram o livro, são daqueles países ditos colonizados-dependentes (Hipótese 2) e se o perfil dos leitores do livro foram os que teoricamente estavam sob opressão (Hipótese 3). A intenção desse texto não foi fazer uma discussão ou interpretação contextual, epistemológica e ontológica do conteúdo do livro, a intenção foi focar na análise bibliométrica geohistórica e no perfil dos leitores.

Palavras-chave:
libertação; consciência de classe; bibliometria

Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação UFRGS - Faculdade de Educação, Av. Paulo Gama, n. 110 | Sala 610, CEP: 90040-060 - Porto Alegre/RS, Tel.: (51) 33084160 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: rhe.asphe@gmail.com