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AS ENTIDADES NACIONAIS NA POLÍTICA EDUCACIONAL DAS ESCOLAS DE ARQUITETURA E URBANISMO DO BRASIL- ENTENDIMENTOS SOBRE A ÁREA DA TECNOLOGIA DA CONSTRUÇÃO1 1 Em agradecimento à FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, pelo apoio financeiro ao Projeto de Pesquisa - Processo 2013/22935-1 - que possibilitou o desenvolvimento deste trabalho. Cabe declarar que: “As opiniões, hipóteses e conclusões ou recomendações expressas neste material são de responsabilidade do(s) autor(es) e não necessariamente refletem a visão da FAPESP”.

LAS ENTIDADES NACIONALES EN LA POLÍTICA EDUCACIONAL DE LAS ESCUELAS DE ARQUITECTURA Y URBANISMO DE BRASIL - ENTENDIMENTOS SOBRE EL ÁREA DE LA TECNOLOGÍA DE LA CONSTRUCCIÓN

THE NATIONAL ENTITIES IN THE EDUCATION POLITICS OF THE SCHOOLS OF ARCHITECTURE AND URBANISM OF BRAZIL - UNDERSTANDING ON THE AREA OF TECHNOLOGY OF CONSTRUCTION

ENTITÉS NATIONALES DANS LA POLITIQUE ÉDUCATIVE DES ÉCOLES D'ARCHITECTURE ET D'URBANISME DU BRÉSIL - COMPRENDRE LE DOMAINE DES TECHNIQUES DE LA CONSTRUCTION

Resumo

O presente artigo investiga as principais discussões e ações realizadas ao longo da criação dos cursos de Arquitetura e Urbanismo no Brasil, conduzidas por Instituições de Ensino e por Entidades Governamentais e Associativas envolvidas com a questão educacional, com especial atenção à análise das estratégias e proposições direcionadas às práticas experimentais e melhoria do ensino da Tecnologia da Construção. Esta pesquisa foi desenvolvida a partir da triangulação de dados obtidos em diferentes fontes bibliográficas e documentais e pela análise de 21 Projetos Pedagógicos de escolas públicas de Arquitetura e Urbanismo implantadas em diferentes períodos históricos e em distintas regiões do país, além de entrevistas e visitas técnicas. Os resultados possibilitaram compreender as diferentes variáveis que influenciaram na atual estruturação da área da Tecnologia da Construção, algo que não se resume ao plano teórico dos Projetos Pedagógicos de curso, mas a uma dimensão mais ampla, como os aspectos político-educacionais, estruturais e socioeconômicos.

Palavras-chave:
Entidades Nacionais; Ensino de Arquitetura; Tecnologia da Construção; Espaços experimentais

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