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A IMPRENSA PEDAGÓGICA NO PARÁ EM DIAS DE REPÚBLICA: A REVISTA A ESCOLA E A REVISTA DO ENSINO COMO INSTITUIÇÕES DE FORMAÇÃO (1900-1912)

LA PRENSA PEDAGÓGICA Y EDUCACIÓN EN PARÁ EN DÍAS DE REPÚBLICA: EL PERIÓDICO A ESCOLA Y LA REVISTA DO ENSINO COMO INSTITUCIONES DE FORMACIÓN (1900-1912)

THE PEDAGOGICAL PRESS IN PARÁ IN REPUBLIC DAYS: THE MAGAZINE THE SCHOOL AND THE MAGAZINE OF TEACHING AS TRAINING INSTITUTIONS (1900-1912)

LA PRESSE PEDAGOGIQUE ET L’EDUCATION AU PARÁ PENDANT LA REPUBLIQUE: LA REVUE L’ECOLE ET LA REVUE DE L’ENSEIGNEMENT EN TANT QU’INSTITUTIONS DE FORMATION (1900-1912)

Resumo

Este artigo analisa como a Revista A Escola e a Revista do Ensino figuraram no cenário cultural e político da educação primária como instituições formadoras de professores no Pará, de 1900 a 1912. Tem como fontes a revista A Escola, com edições de 1900 a 1904 e a Revista do Ensino de 1911 a 1912. Esses impressos estavam sob a tutela do Estado republicano e se tornaram espaços de formação de professores primários. Suas páginas divulgavam orientações para as práticas pedagógicas dos professores e afirmaram protagonismo dos impressos A Escola e Revista do Ensino como mecanismos institucionais e culturais, essenciais para educar, instruir, civilizar, ordenar e moralizar a criança republicana.

Palavras-chave:
Imprensa Pedagógica; Educação Primária; Estado Republicano; Instituições de Formação

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