Acessibilidade / Reportar erro

EU TE DEDICO: HISTÓRIA, EDUCAÇÃO E SENSIBILIDADES NAS DEDICATÓRIAS DE LIVROS DE UM PROFESSOR CATARINENSE (1940-1980)

TE DEDICO: HISTORIA, EDUCACIÓN Y SENSIBILIDADES EN LAS DEDICATORIAS DE LOS LIBROS DE UN PROFESOR EN SANTA CATARINA (1940-1980)

I DEDICATE YOU: HISTORY, EDUCATION AND SENSITIVITIES IN THE DEDICATIONSOF BOOKS OF A PROFESSOR IN SANTA CATARINA (1940-1980)

JE TE DÉDI: HISTOIRE, EDUCATION ET SENSIBILITÉS DANS LES DÉDICACES DES LIVRES D'UNPROFESSEUR À SANTA CATARINA (1940-1980)

Resumo

O artigo objetiva inventariar e analisar dedicatórias que se encontram em livros pertencentes ao professor catarinense Victor Márcio Konder (1920-2005) cuja biblioteca pessoal encontra-se preservada no Instituto de Investigação e Documentação em Ciências Humanas (IDCH) ligado à UDESC/SC/Brasil. A análise destaca as dedicatórias como indicativas de circuitos de sociabilidades e como modo de identificar circulação, posse e consumo de livros. As dedicatórias são tratadas como atos de linguagem que extrapolam a função comunicativa e conectam-se às intenções dos sujeitos de atribuir autoridade ao que escrevem, produzir sensibilidades em seus interlocutores e, assim, criar fronteiras simbólicas de integração pessoal e afetiva. O estudo dialoga com as bibliotecas pessoais como patrimônios históricos-educativos e registram-se imagens fotográficas de modo a amparar visivelmente o trabalho desenvolvido.

Palavras-chave:
Dedicatórias; Bibliotecas Pessoais; História da Educação; Patrimônio Histórico-Educativo

Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação UFRGS - Faculdade de Educação, Av. Paulo Gama, n. 110 | Sala 610, CEP: 90040-060 - Porto Alegre/RS, Tel.: (51) 33084160 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: rhe.asphe@gmail.com