Acessibilidade / Reportar erro

NARRATIVAS DO ESPAÇO HABITADO: sensibilidades no estudo dos prédios escolares de Porto alegre/rs (1940/1980)

NARRATIVAS DEL ESPACIO HABITADO: SENSIBILIDADES EN EL ESTUDIO DE LOS EDIFICIOS ESCOLARES EN PORTO ALEGRE / RS (1940/1980)

NARRATIVES OF THE INHABITED SPACE: SENSITIVITIES IN THE STUDY OF SCHOOL BUILDINGS IN PORTO ALEGRE / RS (1940/1980)

RÉCITS DE L'ESPACE HABITÉ: SENSIBILITÉS DANS L'ÉTUDE DES BÂTIMENTS SCOLAIRES DE PORTO ALEGRE / RS (1940/1980)

Resumo

O presente estudo investiga espaços escolares a partir das narrativas de estudantes de Porto Alegre/RS, no período de 1940 a 1980. Analisaram-se as edificações das seguintes escolas: Colégio Marista Rosário, Colégio Anchieta, Colégio Americano e Colégio Farroupilha. A pesquisa cartografou sensibilidades sobre o espaço vivido pelos estudantes durante a escolarização. Neste estudo, privilegiou-se o exame dos periódicos escolares, fotografias e plantas das edificações, encontrados nas escolas. Além disso, também examinamos o conteúdo discursivo de entrevistas realizadas, tendo como metodologia a História Oral. Para tanto, construíram-se quatro categorias de análise: “O Antigo e o Novo: relações entre os estudantes e os prédios das escolas”; “Entre a vigilância e a diversão: o espaço escolar como elemento curricular”; “A escola como casa: sensações de pertencimento” e, por fim, “A arquitetura escolar e a sensação de liberdade”. Considera-se que os espaços habitados na escola adquirem um lugar de destaque na hora de narrar suas memórias. Estas memórias do espaço habitado trazem evidências para compreender a arquitetura escolar como um elemento central durante a escolarização.

Palavras-chave:
história da educação; arquitetura escolar; sensibilidades

Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação UFRGS - Faculdade de Educação, Av. Paulo Gama, n. 110 | Sala 610, CEP: 90040-060 - Porto Alegre/RS, Tel.: (51) 33084160 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: rhe.asphe@gmail.com