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CASOS E HISTÓRIAS DA PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE NO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL (1928-1935)

CASOS E HISTORIAS DE LA PROFESIONALIZACIÓN DOCENTE EN EL INSTITUTO DE EDUCACIÓN DE LA CAPITAL DE BRASIL (1928-1935)

CASES AND HISTORIES OF TEACHING PROFESSIONALISATION IN EDUCATION INSTITUTE FROM CAPITAL OF BRAZIL (1928-1935)

CAS ET HISTOIRES DE LA PROFESSIONNALISATION D’ENSEIGNANTS DANS L’INSTITUT D’EDUCATION AU CAPITAL DU BRÉSIL (1928-1935)

Resumo

O artigo trata de casos e histórias da atividade docente na capital do Brasil, a partir das discussões em torno da criação do Instituto de Educação importando interrogar a organização da carreira do magistério entre 1928 e 1935. O estudo sugere que os percalços e armadilhas da formação docente pretendida e do recrutamento dos quadros da educação foram vestígios da resistência contra as políticas de reforma da educação pública propostas por Fernando de Azevedo e Anísio Teixeira.

Palavras-chave:
professores; formação; profissão docente; políticas de educação

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