SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue1Freedom for the Indians in the Brazilian Empire. The 1831 revocation of "Just War"Political Riots and the Imperial Historiography: the Insertion of an Amazon Intellectual in the IHGB author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Almanack

On-line version ISSN 2236-4633

Abstract

SAEZ, Hernán Enrique Lara. A evasão de ouro dos fundos bancários em meados do século XIX e suas consequências para a política econômica. Almanack [online]. 2011, n.1, pp.66-87. ISSN 2236-4633.  http://dx.doi.org/10.1590/2236-463320110106.

A transformação institucional de 1850 foi resultado de intensos debates no âmbito das instâncias legislativas brasileiras. Colateralmente, implicava um esvaziamento dos fundos bancários, especialmente, na praça carioca. A evasão de moeda ameaçou colocar em xeque o empenho de adequação do sistema bancário proposto pelo governo nesse período. Neste trabalho procuro identificar a posição dos responsáveis pelas políticas econômicas, como encaminharam essa situação e os reflexos destes na legislação do ano de 1860. Busco retomar não só o esforço em busca da estabilidade monetária como as frustrações pelos resultados obtidos e sua posterior reelaboração materializada na Lei dos Entraves. Utilizo como fonte os Relatórios dos Ministros da Fazenda e os Anais da Câmara dos Deputados. Esta artigo é resultado de uma pesquisa mais ampla que busca reconstituir a inter-relação entre as instâncias decisórias na questão monetária e bancária.

Keywords : práticas políticas; legislação; comércio; tráfico interno de escravos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )