SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue6The Exploration of the Rivers Amazon and Madeira in the Brazilian Empire by Franz Keller-Leuzinger: the Press and NationAnphitheatrical Rio! American Seamen in the Bay of Rio de Janeiro. Nineteenth century author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Almanack

On-line version ISSN 2236-4633

Abstract

PAREDES, Rogelio C.. Relatos imperiais: a literatura de viagem entre a política e a ciência na Espanha, França e Inglaterra (1680-1780). Almanack [online]. 2013, n.6, pp.95-109. ISSN 2236-4633.  http://dx.doi.org/10.1590/2236-463320130607.

A literatura de viagem surgiu como uma prática cultural associada à expansão marítima europeia. Das histórias curiosas e cheias de aventuras das primeiras empresas lusitanas e castelhanas na África, no Oriente Médio e no Extremo Oriente, o gênero passou a consolidar-se como um avanço do saber, na medida em que a Revolução Científica fixava padrões cada vez mais estáveis de verdade, verossimilhança e objetividade. Entre o final do século XVII e o final do século XVIII, as potências coloniais envolvidas em uma intensa competição pelo domínio dos mares e territórios ultramarinos procuraram legitimar seus projetos de expansão em empresas sustentadas em suas aspirações para aperfeiçoar o saber ilustrado da época, orientado a construir um conhecimento universal sobre o planeta, suas espécies vegetais e animais e suas sociedades e culturas. Com base nos relatos de viagens da época existentes na Biblioteca do Museu Etnográfico de Buenos Aires, o trabalho busca identificar as características dessas empresas e obras em relação ao contexto internacional, à política imperial dos Estados e às condições socioculturais do público interessado nessas obras, com o objetivo de assinalar as semelhanças e diferenças entre elas.

Keywords : literatura de viagem; expansão ultramarina; Ilustração; Ciência; competição colonial.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )