SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue7War against extremes: politic polarization in Pernambuco and the support of national sovereignty (1829-1831)Food and urban transformations in 19th century São Paulo author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Almanack

On-line version ISSN 2236-4633

Abstract

SANTIROCCHI, Ítalo Domingos. A coragem de ser só: Cândido Mendes de Almeida, o arauto do ultramontanismo no Brasil. Almanack [online]. 2014, n.7, pp.59-80. ISSN 2236-4633.  http://dx.doi.org/10.1590/2236-463320140705.

A construção do Estado Imperial foi, e continua sendo, objeto de vários estudos e pesquisas. No entanto, um aspecto parece continuar sendo negligenciado. O Império do Brasil era um Estado Confessional, existindo a união entre os poderes secular e espiritual. Juntamente com as propostas políticas, também foram elaborados diferentes projetos para a Igreja Católica no Brasil. A partir dos anos de 1840, o ultramontanismo foi se tornando o movimento católico mais proeminente frente a outros projetos. Cândido Mendes de Almeida foi um dos fiéis que mais contribuíram para essa causa, não só como político e jurista, mas também como historiador. No entanto, sua vida e sua obra ainda não receberam a merecida atenção por parte dos historiadores brasileiros. Este artigo busca lançar luz sobre a biografia e a obra de Cândido Mendes de Almeida.

Keywords : Imperial; Igreja; Ultramontanismo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )