Acessibilidade / Reportar erro

O debate político e o pensamento econômico no Império brasileiro: centralização de poder e monopólio de emissão no segundo Banco do Brasil (1852-1853)

Political Debate and Economic Thought in the Brazilian Empire: Power Centralization and Issuing Monopoly in the second Bank of Brazil (1852-1853)

Resumo

A criação do segundo Banco do Brasil por Joaquim José Rodrigues Torres, em 1853, passa pelo debate político entre os chamados papelistas e metalistas. O objetivo do artigo é mostrar como o debate político-econômico entre os chamados papelistas e metalistas guiou a instituição do monopólio emissor no Império brasileiro. Para tanto, caracteriza primeiro os princípios econômicos em que se baseavam a banking school e a currency schoolinglesas. Na segunda parte, aborda a adaptação daqueles princípios à realidade nacional. Finalmente, mostra como os principais contendores daquele debate no parlamento trataram especificamente da questão emissora no Império, mesclando monopólio de emissão e centralização do poder político.

Palavras-chave
Banco do Brasil; metalistas; papelistas

Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP Estrada do Caminho Velho, 333 - Jardim Nova Cidade , CEP. 07252-312 - Guarulhos - SP - Brazil
E-mail: revista.almanack@gmail.com