Acessibilidade / Reportar erro

Migração Portuguesa para São Paulo na segunda metade do século XIX: um estudo de caso * * Este texto é fruto do projeto “A imigração invisível: portugueses no Brasil Independente” desenvolvido por Ana Silvia Volpi Scott e Oswaldo Mário Serra Truzzi, com o apoio financeiro do CNPq. É uma versão modificada de paper apresentado no XV Encontro Nacional de Estudos Populacionais (ABEP), disponível em <http://www.abep.nepo.unicamp.br/encontro2006/docspdf/ABEP2006_481.pdf>. Depois de alguns anos, a temática da imigração portuguesa e lousanense para São Paulo foi retomada no âmbito do novo projeto “Percursos histórico-sociais na incorporação de imigrantes estrangeiros no oeste paulista (1880-1950)”, coordenado por Oswaldo M. S. Truzzi, que conta com apoio da FAPESP.

Resumo

Por meio da análise de uma singular experiência migratória ocorrida entre Portugal (Província da Beira / Concelho da Lousã) e a província de São Paulo (região de Espírito Santo do Pinhal) apresentam-se algumas considerações sobre as características demográficas e sociais do contingente populacional de lousanenses, que se dirigiu para o Núcleo Colonial da Nova Lousã (fundado em 1867).

Partindo-se da análise de dados demográficos recolhidos através da exploração de registros paroquiais de batizado e de casamento da Vila da Lousã e do Núcleo Nova Lousã, cruzados com fontes de caráter diverso, pretendeu-se contrapor o perfil específico da população que emigrou para a colônia no interior de São Paulo (entre as décadas de 1860 e 1880), com aquela que permaneceu na terra natal. Procuramos salientar comportamentos distintos do conjunto da população que imigrou, levando em consideração o novo ambiente e as novas condições de vida na terra em que estes indivíduos se inseriram.

Palavras-chave:
portuguesa; nupcialidade; fecundidade

Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP Estrada do Caminho Velho, 333 - Jardim Nova Cidade , CEP. 07252-312 - Guarulhos - SP - Brazil
E-mail: revista.almanack@gmail.com