Acessibilidade / Reportar erro

MONARQUIA, FEDERAÇÃO E IDENTIDADE POLÍTICA AMERICANA: O PERIÓDICO O AMERICANO E AS SINGULARIDADES DE SUA LINGUAGEM POLÍTICA NA REGÊNCIA BRASILEIRA (1831)

MONARCHY, FEDERATION AND AMERICAN POLITICAL IDENTITY: THE PERIODICAL O AMERICANO AND THE SINGULARITIES OF ITS POLITICAL LANGUAGE IN THE BRAZILIAN REGENCY (1831)

Resumo

O presente artigo, pautado na metodologia das linguagens políticas, no sentido da perspectiva contextualista de J. Pocock e Q. Skinner, almeja investigar o discurso político elaborado pelo periódico O Americano no ano de 1831. Focado nas temáticas do federalismo e na questão da inserção do Brasil como parte integrante da identidade política americana, o trabalho analisa o desenvolvimento e os desdobramentos da linguagem política do jornal frente aos projetos políticos “liberais moderados e exaltados” difundidos no interior da imprensa da Corte do Rio de Janeiro.

Palavras-chave:
Imprensa; Regência; América; federalismo; linguagens políticas

Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP Estrada do Caminho Velho, 333 - Jardim Nova Cidade , CEP. 07252-312 - Guarulhos - SP - Brazil
E-mail: revista.almanack@gmail.com