SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue21JOÃO CÂNDIDO, MESTRE SALADOS MARES: THE LABOR AND EVERYDAY LIFE OF BELLE ÉPOQUE SAILORSDO NOT STOP YEARNING FOR THEIR FREEDOM: INDIANS RIOTS IN CEARÁ AND THE FORMATION OF STATE IN BRAZIL author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Almanack

On-line version ISSN 2236-4633

Abstract

BONCIANI, Rodrigo. UM HOMEM CÉLEBRE ENCONTRA UM EX-HOMEM DE COR: RELAÇÕES SOCIORRACIAIS NO BRASIL DO PÓS-ABOLIÇÃO. Almanack [online]. 2019, n.21, pp.448-483.  Epub Apr 15, 2019. ISSN 2236-4633.  http://dx.doi.org/10.1590/2236-463320192110.

O objetivo deste artigo é fazer um estudo sobre a história das relações sociorraciais no Brasil por meio da análise de dois textos literários principais: o conto “Um homem célebre”, de Machado de Assis, e o romance The autobiography of an ex-coloredman, de James Weldon Johnson. O artigo analisa especialmente o fim da escravidão e o período do pós-abolição, entre 1870 e 1912, confrontando as perspectivas de análise nacionais e modernistas às interpretações dos estudos da diáspora e do Atlântico negro. Do sangue negro que se dilui na ideologia da democracia racial, passando pelo sangue negro que contribui para a formação nacional e para a congenialidade de uma sociedade moderna e mestiça, até o sublime escravo e o negro todo poderoso que pode transformar toda a humanidade.

Keywords : Pós-abolição; Machado de Assis; James Weldon Johnson; racismo; dupla consciência; música negra.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )