Acessibilidade / Reportar erro

DISCÍPULOS DE ASCLÉPIO: AS TESES MÉDICAS E A MEDICINA ACADÊMICA NO OITOCENTOS (1836-1897)1 1 Este texto contou com o apoio da FAPEMIG e é resultado do projeto de Pesquisa: “As teses médicas e a constituição da medicina acadêmica em Minas Gerais (1836-1897)” - FAPEMIG/MG.

DISCIPLES OF ASCLEPIUS: MEDICAL THESES AND ACADEMIC MEDICINE IN THE 19TH CENTURY (1836 - 1897)

Resumo

As faculdades de medicina no Império tiveram um papel relevante no processo de institucionalização da medicina. A formação dos médicos envolvia uma série de procedimentos, dentre eles a confecção de teses de final de curso. Ao longo desse artigo, busca-se problematizar a escrita das teses médicas a partir de um corpus documental delimitado, provenientes do banco de teses do Arquivo Público Mineiro (APM). O objetivo é tentar compreender o significado que tiveram no processo de institucionalização da medicina e de que modo, no âmbito da escrita, os alunos abordaram as principais teorias e controvérsias que marcaram a medicina acadêmica no século XIX.

Palavras-chave:
Teses médicas; medicina; institucionalização

Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP Estrada do Caminho Velho, 333 - Jardim Nova Cidade , CEP. 07252-312 - Guarulhos - SP - Brazil
E-mail: revista.almanack@gmail.com