Acessibilidade / Reportar erro

TRÁFICO E ESCRAVIDÃO: CUIDAR DA SAÚDE E DA DOENÇA DOS AFRICANOS ESCRAVIZADOS1 1 Parte dessas reflexões, ainda incipientes, foram apresentadas no 3º Seminário História das Doenças em 2004. UFRJ/Fac. de Medicina - Instituto de Estudos de Saúde Coletiva. Esta pesquisa está vinculada ao projeto Saúde Pública na cidade do Rio de Janeiro: morbidade e mortalidade de escravos, 1852-1888, financiada pela FAPERJ como parte do Programa de Pós-doutorado da Fundação de Oswaldo Cruz - Departamento de Endemias Samuel Pessoa - Laboratório de Paleoepidemiologia.

TRAFFIC AND SLAVERY: CARING FOR HEALTH AND DISEASE OF ENSLAVED AFRICANS

Resumo

A História da Escravidão e a História das Ciências se unem com o objetivo de elucidar o tratamento dispensado aos escravos no campo do cuidado da saúde e da doença. O intuito deste artigo é assinalar a informação relativa às condições de saúde e doenças dos escravos existentes nas Santas Casas de Misericórdia, nos presídios, nos registros de óbitos dos cemitérios e nas avaliações de saúde de escravos existentes nos testamentos. Tal esforço pretende contribuir para identificar a possível existência de um “sistema de saúde do escravo”.

Palavras-chave:
Doença de escravo; qualidade de vida; saúde do escravo

Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP Estrada do Caminho Velho, 333 - Jardim Nova Cidade , CEP. 07252-312 - Guarulhos - SP - Brazil
E-mail: revista.almanack@gmail.com