SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue22TRAFFIC AND SLAVERY: CARING FOR HEALTH AND DISEASE OF ENSLAVED AFRICANSCRUZ JOBIM AND THE POOR CLASS DISEASES THE SLAVE BODY AND THE KNOWLEDGE PRODUCTION IN THE FIRST HALF OF THE 19TH CENTURY author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Almanack

On-line version ISSN 2236-4633

Abstract

SAMPAIO, Gabriela dos Reis. DECRÉPITOS, ANÊMICOS, TUBERCULOSOS: AFRICANOS NA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DA BAHIA (1867-1872). Almanack [online]. 2019, n.22, pp.207-249.  Epub Sep 16, 2019. ISSN 2236-4633.  http://dx.doi.org/10.1590/2236-463320192206.

Utilizando registros de entrada de pacientes no hospital da Santa Casa de Misericórdia da Bahia, fontes inéditas levantadas no arquivo da instituição, discuto neste artigo o tema das doenças de africanos que viviam em Salvador na década de 1870. Embora imaginemos que muitos destes estrangeiros buscassem, por razões culturais e religiosas, práticas de cura alternativas à medicina oficial, muitas vezes era necessário recorrer ao hospital para lidar com os terríveis males físicos que os afligiam. A partir da análise de uma amostra inicial dos registros da Santa Casa, busco compreender a presença de africanos que foram atendidos pelo hospital da instituição para chegar mais perto de quem eram e como viviam. Os dados revelam, além de nomes, idades, condição, estado civil, profissão, cor e naturalidade, as moléstias que acometiam os pacientes, a data da entrada, a enfermaria para onde eram levados e a data da saída - ou, se fosse o caso, do óbito. O texto passa também pelas concepções médicas da época sobre as doenças dos africanos, bem como as condições de funcionamento da própria instituição, relacionando com parte da vasta bibliografia existente sobre o tema da saúde dos escravos. O artigo é concluído com a narrativa da história de um africano, especulando sobre as possibilidades e caminhos que poderia ter seguido - e que eram comuns à maioria dos africanos - ao longo de sua vida.

Keywords : Africanos; doenças; Salvador da Bahia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )