SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue22DECREPIT, ANEMIC AND TUBERCULOUS: AFRICAN PATIENTS IN THE SANTA CASA DE MISERICÓRDIA HOSPITAL (BAHIA, BRAZIL, 1867-1872)ILLEGAL THERAPIES AND REPRESSION IN 19TH CENTURY ESPÍRITO SANTO: THE CASES OF TREM AND OLEGÁRIO author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Almanack

On-line version ISSN 2236-4633

Abstract

LIMA, Silvio Cezar de Souza. CRUZ JOBIM E AS DOENÇAS DA CLASSE POBRE O CORPO ESCRAVO E A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO MÉDICO NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XIX. Almanack [online]. 2019, n.22, pp.250-278.  Epub Sep 16, 2019. ISSN 2236-4633.  http://dx.doi.org/10.1590/2236-463320192207.

Durante a primeira metade do século XIX no Rio de Janeiro, a produção do conhecimento médico estava intimamente associada à prática e àobservação dos pacientes em seus leitos, unindo o ensino na Faculdade de Medicina aos cuidados de saúde com ospacientes e, posteriormente, ao registro e divulgação das reflexões em teses, manuais, livros e periódicos. Este artigo investiga a construção do conhecimento médico na primeira metade do século XIX a partir das experiências médicas de Cruz Jobim na Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro. Ao analisar discussões publicadas nos periódicos da Sociedade de Medicina do Rio de Janeiro e os textos de Jobim, demonstramos a importância dos pacientes escravizados em tratamento naquele estabelecimento para a construção de teorias etiológicas que influenciaram a medicina brasileira por todo o século XIX. Assim, é possível perceber o quanto a produção de saberes e o cotidiano das práticas médicas estevecomplemente imerso no universo da escravidão.

Keywords : História da Medicina; escravidão; século XIX; História das Doenças.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )