SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue22“PORTUGUESE/BRAZILIAN” TRADE ON THE TRANSATLANTIC SLAVE TRADE DATABASE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Almanack

On-line version ISSN 2236-4633

Abstract

SLENES, Robert W.. VARIEDADES DA ECONOMIA POLÍTICA DO CAPITALISMO COM ESCRAVIDÃO: UMA APRECIAÇÃO DO ENSAIO E DOS APORTES À HISTORIOGRAFIA BRASILEIRA DE DAVID ELTIS. Almanack [online]. 2019, n.22, pp.569-611.  Epub Sep 16, 2019. ISSN 2236-4633.  http://dx.doi.org/10.1590/2236-463320192212.

Este ensaio dialoga com o artigo de David Eltis neste número de Almanack e enfatiza as contribuições de Eltis aos estudos brasileiros sobre a escravidão e o tráfico atlântico de cativos. Enfoca a relação histórica entre o “capitalismo” e a “escravidão”, em particular a “segunda escravidão” do século XIX, com ênfase na evolução das “economias políticas” anglo-americanas e luso-brasileiras. Como o texto de Eltis, o ensaio é especialmente voltado ao estudo da sinergia, ou da falta dela, entre os fatores “externos” e “internos” afetando o crescimento econômico. Consoante com o espírito do fórum na Universidade Federal Fluminense em que o artigo de Eltis foi originalmente apresentado e debatido, este texto enfatiza uma abordagem historiográfica dirigida especialmente a alunos de graduação e pós-graduação em História, o público principal no seminário da UFF.

Keywords : David Eltis; tráfico escravista; segunda escravidão; capitalismo histórico; escravidão brasileira; economia política.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )