SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue23MILITARES Y AGENTES NAPOLEÓNICOS EN LA INDEPENDENCIA DE AMÉRICA LATINA: DE FORJADORES DE LOS EJÉRCITOS NUEVOS A ACTORES DEL DEBATE POLÍTICONOTES ON NAPOLEONIC MILITARY OFFICERS IN THE EMPIRE OF BRAZIL author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Almanack

On-line version ISSN 2236-4633

Abstract

NEVES, Lucia Maria Bastos Pereira das. DOS INDIVÍDUOS COMO ATORES DA HISTÓRIA: CONSIDERAÇÕES SOBRE O ARTIGO DE PATRICK PUIGMAL. Almanack [online]. 2019, n.23, pp.35-63.  Epub Dec 13, 2019. ISSN 2236-4633.  http://dx.doi.org/10.1590/2236-463320192304.

Esse artigo propõe-se a dialogar com algumas das reflexões sugeridas por Patrick Puigmal, em seu artigo intitulado “Militares y agentes napoleónicos en la independência de América Latina: De forjadores de los exércitos nuevos a actores del debate político”. Propõe-se, assim, a levantar algumas considerações sobre a ação desses indivíduos nos processos de independência da Ibero-américa. Debruçando-se sobre uma análise teórica acerca da história política em seus novos pressupostos, que incluiu os estudos das biografias e de uma história mais ampla, procurou estabelecer pontos essenciais do texto, especialmente, aqueles que destacavam o caso do Brasil. Ressaltou-se ainda a análise das trocas, circulação de homens e de ideias e de seus encontros na Ibero-América a fim de se ultrapassar uma história simplesmente focada em fronteiras nacionais.

Keywords : Napoleão Bonaparte; Independência da Ibero-américa; Militares; Transmissores Culturais; História Atlântica.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )