Acessibilidade / Reportar erro

DOS INDIVÍDUOS COMO ATORES DA HISTÓRIA: CONSIDERAÇÕES SOBRE O ARTIGO DE PATRICK PUIGMAL1 1 Texto vinculado ao Projeto Cientista do Nosso Estado/FAPERJ, 2018-2021 (Guerra civil, motivo e revolução nos primórdios do Império do Brasil: os panfletos políticos de 1822-1825), à Bolsa de Produtividade CNPq e Prociência/UERJ.

Resumo

Esse artigo propõe-se a dialogar com algumas das reflexões sugeridas por Patrick Puigmal, em seu artigo intitulado “Militares y agentes napoleónicos en la independência de América Latina: De forjadores de los exércitos nuevos a actores del debate político”. Propõe-se, assim, a levantar algumas considerações sobre a ação desses indivíduos nos processos de independência da Ibero-américa. Debruçando-se sobre uma análise teórica acerca da história política em seus novos pressupostos, que incluiu os estudos das biografias e de uma história mais ampla, procurou estabelecer pontos essenciais do texto, especialmente, aqueles que destacavam o caso do Brasil. Ressaltou-se ainda a análise das trocas, circulação de homens e de ideias e de seus encontros na Ibero-América a fim de se ultrapassar uma história simplesmente focada em fronteiras nacionais.

Palavras-chave:
Napoleão Bonaparte; Independência da Ibero-américa; Militares; Transmissores Culturais; História Atlântica

Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP Estrada do Caminho Velho, 333 - Jardim Nova Cidade , CEP. 07252-312 - Guarulhos - SP - Brazil
E-mail: revista.almanack@gmail.com