SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue23“A GAME OF PARTIES”: PUBLIC EDUCATION AND POLITICS IN IMPERIAL MARANHÃOREPUBLICANISM OR REPUBLICANISMS? IDEAS OF REPUBLIC IN THE PROVINCE OF ESPÍRITO SANTO (1887-1889) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Almanack

On-line version ISSN 2236-4633

Abstract

SILVA, Rodrigo Machado da. HISTÓRIA DA HISTORIOGRAFIA ANALÍTICA E SENTIMENTAL: PROPOSIÇÕES SOBRE DISTÂNCIA HISTÓRICA, NOSTALGIA E VISÕES DA MODERNIDADE BRASILEIRA NOS OITOCENTOS. Almanack [online]. 2019, n.23, pp.366-410.  Epub Dec 13, 2019. ISSN 2236-4633.  http://dx.doi.org/10.1590/2236-463320192312.

Este artigo tem como proposta central discutir, a partir de problemas da história da historiografia, a emergência da categoria analítica distância histórica e as possibilidades de modular o tempo a partir de diferentes possibilidades de representação do tempo. Lançamos nossos olhares para o final do século XIX brasileiro, destacando literatura e historiografia como dois gêneros fundamentais para criar identidades. Procuramos compreender a pluralidade de projetos temporais para a modernidade brasileira e questionamos a racionalidade pura na escrita da história. Identificamos a forte marca das sensibilidades como motivações estética, ideológica, formal e política para representar o tempo nacional. Destacamos a nostalgia como significativo elemento que evidencia uma tensão temporal que separa duas visões sobre o tempo nacional: o passado monárquico e o passado republicano.

Keywords : História da historiografia; distância histórica; nostalgia.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )