SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue1Oomycetes from the ''Parque Estadual da Serra da Cantareira'', São Paulo, São Paulo State, BrazilPhysiological, anatomical and ultrastructural aspects of the rhizome of Costus arabicus L. (Costaceae) under water deficit conditions author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Hoehnea

On-line version ISSN 2236-8906

Abstract

LONGUI, Eduardo Luiz et al. Déficit hídrico interfere nos vasos do lenho de Croton floribundus Spreng. em diferentes tipos de vegetação, SP, Brasil. Hoehnea [online]. 2012, vol.39, n.1, pp. 113-123. ISSN 2236-8906.  http://dx.doi.org/10.1590/S2236-89062012000100006.

O déficit hídrico influenciou na formação dos vasos da madeira de Croton floribundus ocorrentes em cinco áreas com as seguintes vegetações: Floresta Ombrófila, Floresta Estacional Semidecidual e Cerradão. As variações dos vasos devem-se especialmente ao déficit hídrico e número de meses com déficit hídrico. Vasos de maior diâmetro ocorreram em áreas com maior déficit hídrico, o que pode indicar uma estratégia para otimizar o transporte de água em épocas favoráveis. Vasos com menores diâmetros ocorreram em áreas com menor déficit hídrico, possivelmente influenciados pelas menores temperaturas mínimas e a ocorrência de geadas, que semelhante a seca, causa a embolia dos vasos. Na Estação Ecológica de Caetetus, Floresta Estacional Semidecidual (área com maior déficit de água) observaram-se investimentos em eficiência e segurança, com a ocorrência de vasos de maior diâmetro associados a um dos menores índices de vulnerabilidade e maior proporção de vasos múltiplos de quatro ou mais elementos.

Keywords : Anatomia ecológica; disponibilidade hídrica; mesomorfia; vulnerabilidade.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English