SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número1Sinopse do gênero Peperomia Ruiz & Pav. (Piperaceae) no Estado de Roraima, BrasilRelações do N, P e K com a fluorescência da clorofila, teores de nutrientes foliares e carboidratos solúveis do caule de Caesalpinia echinata Lam. índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Hoehnea

versão impressa ISSN 0073-2877versão On-line ISSN 2236-8906

Resumo

GARCIA, Valéria Augusta  e  BARBEDO, Cláudio José. Estudo fenológico de Bactris gasipaes Kunth,Euterpe edulis Mart. e Syagrus romanzoffiana (Cham.) Glassman no Vale do Ribeira, SP, Brasil. Hoehnea [online]. 2016, vol.43, n.1, pp.135-149. ISSN 0073-2877.  https://doi.org/10.1590/2236-8906-40/2015.

As informações fenológicas permitem compreender a biologia das espécies, o seu ciclo vital e sua ocorrência temporal. Objetivando avaliar os eventos fenológicos das palmeiras Bactris gasipaes, Euterpe edulis eSyagrus romanzoffiana, no Vale do Ribeira, São Paulo, foram registradas quinzenalmente as fenofases de 15 indivíduos representando cada espécie, durante 24 meses. Dois eventos reprodutivos foram observados, e ocorreram como um evento singular anual, com variações na intensidade reprodutiva entre as espécies e de um ano para outro. A presença de frutos maduros por até sete meses consecutivos, evidenciou-se como uma fenofase duradoura, com disponibilidade inclusive em período com precipitação e temperatura baixas. Em Bactris gasipaes, o processo durou 147 dias desde a abertura da espata floral até o desenvolvimento de frutos maduros, já em Euterpe edulis esse processo demorou 280 dias, enquanto em Syagrus romanzoffiana a duração foi de 174 dias.

Palavras-chave : Arecaceae; fenofase; jerivá; juçara; pupunha.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )