SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número1Polinização e qualidade de sementes e mudas de Eugenia uniflora L.Procedimento para correção da posição de amostras de tecido vegetal em resina de glicol-metacrilato acidentalmente polimerizada índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Hoehnea

versão impressa ISSN 0073-2877versão On-line ISSN 2236-8906

Resumo

ELIAS, Guilherme Alves; LIMA, Joanna Marie Tucker  e  SANTOS, Robson dos. Flora Ameaçada do Estado de Santa Catarina, Brasil: Arecaceae. Hoehnea [online]. 2019, vol.46, n.1, e322018.  Epub 04-Abr-2019. ISSN 2236-8906.  https://doi.org/10.1590/2236-8906-32/2018.

As palmeiras (Arecaceae) são elementos-chave que contribuem para a biodiversidade florestal do Estado de Santa Catarina. No entanto, a Lista Oficial de Espécies da Flora Ameaçadas para o Estado de Santa Catarina é incompleta, incluindo apenas duas espécies desta família (Butia catarinensis Noblick & Lorenzi e B. eriospatha (Mart. Ex Drude) Becc.). Neste contexto, o presente estudo propõe uma revisão desta lista para a família Arecaceae, com base nas avaliações do status de conservação realizadas para cada um dos táxons nativos do Estado. Para isso foram utilizadas importantes fontes de dados sobre a distribuição das espécies, incluindo o Global Biodiversity Information Facility (GBIF), uma compilação de pesquisas publicadas, dados de coleta dos herbários do Estado, observações e dados do Inventário Florístico Florestal de Santa Catarina (IFFSC). As informações para cada espécie foram importadas para o software GeoCAT (Geospatial Conservation Assessment Tool). Foram avaliadas todas as 11 espécies de palmeiras nativas. Dez espécies foram consideradas em risco de extinção, pelas categorias e critérios da Lista Vermelha da IUCN. O grande número de espécies de palmeiras em risco de extinção chama atenção para a necessidade urgente de atualizações da lista oficial de espécies ameaçadas do Estado.

Palavras-chave : Biodiversidade; Floresta Atlântica; Inventário Florístico Florestal de Santa Catarina; Palmae; União Internacional para Conservação da Natureza.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )