SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número30Mobilidade urbana: os desafios do futuroA origem do caos ? a crise de mobilidade no Rio de Janeiro e a ameaça à saúde urbana índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Cadernos Metrópole

versão On-line ISSN 2236-9996

Resumo

JACOBS, Wouter; PEGLER, Lee; REIS, Manoel  e  PEREIRA, Henrique. Transporte, fluxo de mercadoria e desenvolvimento econômico urbano na Amazônia: o caso de Belém e Manaus. Cad. Metrop. [online]. 2013, vol.15, n.30, pp.389-410. ISSN 2236-9996.  http://dx.doi.org/10.1590/2236-9996.2013-3002.

Este trabalho aborda as carregadas relações entre o comércio de mercadorias, o desenvolvimento econômico urbano e o meio ambiente na maior reserva de floresta tropical do mundo, em forma de narrativa histórica. A estrutura conceitual na qual posicionamos esta narrativa é fornecida por Hesse (2010) nas dimensões de “local” e “situação” da interação entre locais ou localidades, por um lado, e o fluxo de materiais ou cadeias globais de valor por outro. Argumenta-se que a assemblage do local e da situação, que forma as riquezas das cidades. O estudo de caso de Manaus e Belém mostra como a rápida urbanização da Amazônia é acompanhada pelo crescimento do transporte conforme “novas” mercadorias estão sendo extraídos no interior da selva.

Palavras-chave : desenvolvimento urbano; transporte; Amazônia; Manaus; Belém.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )