SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número30Acessibilidade e mobilidade espaciais da população na Região Metropolitana de Belo Horizonte: análise com base no censo demográfico de 2010Infraestruturas nas Copas do Mundo da Alemanha, África do Sul e Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Cadernos Metrópole

versão On-line ISSN 2236-9996

Resumo

PEREIRA, Aliger dos Santos  e  OLIVEIRA, Fabiano Viana. A via portuária de Salvador: mobilidade na capital baiana a partir de intervenções viárias. Cad. Metrop. [online]. 2013, vol.15, n.30, pp.535-556. ISSN 2236-9996.  http://dx.doi.org/10.1590/2236-9996.2013-3008.

Este artigo analisa as contribuições do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) na obra rodoviária da Via Portuária (Bairro do Cabula-Salvador/BA). Como essa obra é capaz de proporcionar maior mobilidade? Utilizou-se pesquisa exploratória e bibliográfica entre os anos de 2007 (início do PAC) a 2010 (finalização da primeira etapa do PAC). Conclui-se que a obra não foi finalizada. Caso seja finalizada, proporcionará uma maior interligação entre o Porto de Salvador, a Base Naval de Aratu e o Centro Industrial de Aratu (CIA), além da região Nordeste com o Sul e Sudeste do país. Apesar de ser uma obra localizada num bairro, constitui um empreendimento que interfere nas redes de transporte intra e interurbano tanto em nível regional como nacional do país.

Palavras-chave : Programa de Aceleração do Crescimento (PAC); Via Portuária (Cabula/Salvador-BA); mobilidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )