SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número30Tensões e contradições na construção de futuros urbanos sustentáveis: o caso de LisboaRestrição ambiental ou oportunidade para o desenvolvimento sustentável? Aquífero Carste na Região Metropolitana de Curitiba índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Cadernos Metrópole

versão On-line ISSN 2236-9996

Resumo

ARAUJO, Felipe Fernandes de. Produção do espaço urbano e processos espaciais em Natal: o conjunto Ponta Negra em foco. Cad. Metrop. [online]. 2013, vol.15, n.30, pp.627-644. ISSN 2236-9996.  http://dx.doi.org/10.1590/2236-9996.2013-3012.

O trabalho se propõe a discutir os processos espaciais no espaço intraurbano do conjunto Ponta Negra, em face das transformações ocorridas, fruto da ação dos agentes produtores do espaço. Foi realizada pesquisa de campo que verificou a mudança no uso do solo, com o aumento do número de atividades terciárias, muitas voltadas para a demanda turística. Observou-se também a mudança na forma urbana, com o surgimento de residências multifamiliares e flats, intensificando o processo de verticalização. A análise do conteúdo social foi realizada através de entrevistas junto aos moradores. Conclui-se que tem início a chegada de uma nova população que, no futuro, pode substituir a população original do conjunto Ponta Negra, visto que podem pagar pelo alto preço do solo.

Palavras-chave : produção do espaço urbano; agentes produtores do espaço; processos espaciais; transformações socioespaciais; conjunto Ponta Negra.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )