SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número34Região Metropolitana de São Paulo como centro da inovação do BrasilTerritorialismo e a política de desenvolvimento: estratégias de produção do território no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Cadernos Metrópole

versão impressa ISSN 1517-2422versão On-line ISSN 2236-9996

Resumo

LACERDA, Norma  e  FERNANDES, Ana Cristina. Parques tecnológicos: entre inovação e renda imobiliária no contexto da cidade do Recife. Cad. Metrop. [online]. 2015, vol.17, n.34, pp.329-354. ISSN 2236-9996.  https://doi.org/10.1590/2236-9996.2015-3402.

Em geral, parques tecnológicos são implantados em espaços virtuosos de integração competitiva. É o caso do Porto Digital, situado no Centro Histórico do Recife (CHR) – mais especificamente no Bairro do Recife – e lançado no ano 2000, pelo Governo do Estado de Pernambuco. Para recepcioná-lo, investimentos em infraestruturas vêm, desde então, sendo realizados pelo setor público e imóveis vem sendo recuperados tanto por este setor quanto pela esfera privada. Ademais, para atrair as empresas, incentivos financeiros e fiscais foram e continuam sendo ofertados. Todo esse aparato de recepção/atração vem significando mudanças na dinâmica espacial do mercado imobiliário no CHR, bem como nos preços nele praticado. Frente a tais evidências, o presente artigo tem como objetivo verificar a importância do componente imobiliário do Projeto Porto Digital, inibindo a criação de mecanismos capazes de recuperar a mais valia social proveniente da valorização imobiliária.

Palavras-chave : parques tecnológicos; inovação; rendas imobiliárias; centros históricos; Recife, Brasil; Porto Digital.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )