SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número34Parques tecnológicos: entre inovação e renda imobiliária no contexto da cidade do RecifeDinâmicas sociogeográficas e políticas na Área Metropolitana de Lisboa em tempos de crise e de austeridade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Cadernos Metrópole

versão impressa ISSN 1517-2422versão On-line ISSN 2236-9996

Resumo

CANTELMO, Weslley; LOBO, Carlos  e  GARCIA, Ricardo Alexandrino. Territorialismo e a política de desenvolvimento: estratégias de produção do território no Brasil. Cad. Metrop. [online]. 2015, vol.17, n.34, pp.355-370. ISSN 2236-9996.  https://doi.org/10.1590/2236-9996.2015-3403.

O processo histórico-geográfico de formação da sociedade brasileira foi regido por promessas de modernidade, em que a noção de desenvolvimento, desdobrada da noção de progresso, foi o combustível social de sustentação do movimento de inserção das relações capitalistas no Brasil durante o século XX. A ideia prevalecente na ação governamental tem sido a superação da desigualdade regional por meio da inserção das regiões brasileiras no circuito competitivo capitalista. A proposta deste artigo é refletir sobre evidências de que esse discurso tem se sustentado como uma estratégia de produção de território, própria de agentes hegemônicos no circuito capitalista de reprodução. Para a compreensão desse processo, propõe-se o resgate de uma noção geográfica que tem sido posta à margem: o territorialismo.

Palavras-chave : território; territorialismo; estratégia; política; desenvolvimento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )