SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue34Territorialism and the development policy: territory production strategies in BrazilThe National Housing Bank and My House My Life Program: two housing policies and the same locational logic author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Cadernos Metrópole

Print version ISSN 1517-2422On-line version ISSN 2236-9996

Abstract

SEIXAS, João; TULUMELLO, Simone; CORVELO, Susana  and  DRAGO, Ana. Dinâmicas sociogeográficas e políticas na Área Metropolitana de Lisboa em tempos de crise e de austeridade. Cad. Metrop. [online]. 2015, vol.17, n.34, pp.371-399. ISSN 1517-2422.  http://dx.doi.org/10.1590/2236-9996.2015-3404.

Este artigo, reconhecendo a relevância das dimensões territoriais e urbanas para uma melhor interpretação da atual crise e seus principais impulsionadores, bem como das suas consequências e reacções sociopolíticas, analisa a evolução recente da Área Metropolitana de Lisboa, perante tempos de crise económica e de políticas de austeridade. O artigo propõe duas conclusões, a merecer estudo adicional com o objectivo de uma sua possível teorização mais alargada: 1) podem distinguir-se fases distintas da crise e uma correlação entre estas, as políticas de austeridade implementadas e a correspondente ampliação dos efeitos da crise nos tecidos socioeconómicos territoriais; 2) verifica-se o aumento de um confronto de natureza estruturante entre políticas top-down de escalas europeia e nacionais e as dinâmicas sociopolíticas de escalas mais locais e mesmo bottom-up, redesenhando-se os quadros geopolíticos territoriais por formas crescentemente distintas e mais complexas; de divergências, aproximações e intersecções de base multi-escalar.

Keywords : crise económica; austeridade; geografia da crise; Europa; Portugal.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )