SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número34O Banco Nacional de Habitação e o Programa Minha Casa Minha Vida: duas políticas habitacionais e uma mesma lógica locacionalHabitação de interesse social em cenários de revalorização urbana: considerações a partir da experiência carioca índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Cadernos Metrópole

versão impressa ISSN 1517-2422versão On-line ISSN 2236-9996

Resumo

REINA, Michelly Lima  e  COMARU, Francisco de Assis. Dinâmicas imobiliárias e políticas urbanas no centro de São Paulo: uma discussão sobre gentrificação na Mooca. Cad. Metrop. [online]. 2015, vol.17, n.34, pp.419-440. ISSN 2236-9996.  https://doi.org/10.1590/2236-9996.2015-3406.

O artigo visa realizar uma análise das dinâmicas imobiliárias e políticas urbanas na região central de São Paulo, particularmente no distrito da Mooca, na perspectiva de discutir em que medida está ocorrendo ou caminha-se para um processo de gentrificação. Realizou-se uma revisão bibliográfica com vistas a embasar a conceituação de gentrificação segundo análises realizadas em países do Norte. São apresentados e analisados dados de fontes secundárias, na forma de tabelas, mapas temáticos e gráficos que permitem uma leitura espacial importante. Visitas de campo e entrevistas com atores locais permitiram identificar uma tendência à elitização dos serviços e comércios. Nota-se que está em curso, uma dinâmica, ainda inconclusa, que, segundo informa a literatura, tem uma série de ingredientes do processo de gentrificação.

Palavras-chave : política urbana; gentrificação; valorização; centro de São Paulo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )