SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número34Habitação de interesse social em cenários de revalorização urbana: considerações a partir da experiência cariocaA dinâmica demográfica e a produção do espaço urbano em Porto Alegre, Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Cadernos Metrópole

versão impressa ISSN 1517-2422versão On-line ISSN 2236-9996

Resumo

TARSI, Elena. Considerações sobre políticas de requalificação das Zeis com participação dos habitantes: limites e desafios para as áreas metropolitanas no Brasil. Cad. Metrop. [online]. 2015, vol.17, n.34, pp.461-480. ISSN 2236-9996.  https://doi.org/10.1590/2236-9996.2015-3408.

A segregação é um fenômeno estrutural da formação da cidade brasileira que depende de razões históricas e dinâmicas econômicas globais. A gestão dos assentamentos informais das metrópoles representa um dos maiores desafios da contemporaneidade. Depois de apresentar algumas análises críticas sobre o processo de formação da cidade informal no Brasil, o artigo descreve os resultados da elaboração do Plano de Bairro para Nova Constituinte na cidade de Salvador da Bahia. Este programa-piloto tinha o objetivo de contribuir ao processo experimental de determinação de políticas públicas para a gestão e requalificação das ZEIS: as considerações sobre limites e desafios são interessantes para toda América Latina.

Palavras-chave : assentamentos informais; planejamento participativo; ZEIS; Brasil.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )