SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número44Atributos espaciais da desigualdade nas grandes cidades brasileiras: uma relação entre segregação e morfologiaSuperando abordagens colaborativa e agonística do planejamento: caminhos para sua radicalização por meio de ações subversivas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Cadernos Metrópole

versão impressa ISSN 1517-2422versão On-line ISSN 2236-9996

Resumo

VIANA, Lucio Hanai Valeriano. A ideologia na produção do espaço: os megaeventos como agentes difusores da ideologia (neo)liberal. Cad. Metrop. [online]. 2019, vol.21, n.44, pp.79-97.  Epub 15-Abr-2019. ISSN 1517-2422.  http://dx.doi.org/10.1590/2236-9996.2019-4404.

Esse trabalho tem como objetivo examinar os aspectos ideológicos que permeiam as políticas públicas e sua relação com os espaços urbanos. Para tanto, parte-se da premissa de que os megaeventos, dada a sua magnitude, possuem potencial para atuarem como agentes difusores de modelos urbanísticos. A análise das relações de poder e interesses que direcionam a produção do espaço urbano foi feita com o objetivo de elucidar as características urbanas associadas à realização de megaeventos. O trabalho constatou que as estratégias de realização de megaeventos são marcadamente voltadas aos interesses do mercado imobiliário e se apoiam em estratégias mercadológicas amplamente representadas pelo ideário neoliberal.

Palavras-chave : modelos urbanos; megaeventos; urbanismo neoliberal.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )