SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número44Superando abordagens colaborativa e agonística do planejamento: caminhos para sua radicalização por meio de ações subversivasCaminhos e descaminhos da macrometrópole paulista: dinâmica econômica, condicionantes externos e perspectivas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Cadernos Metrópole

versão impressa ISSN 1517-2422versão On-line ISSN 2236-9996

Resumo

TERRA, Ulisses Demarchi Silva  e  MORETTI, Ricardo de Sousa. Fatores determinantes da produção habitacional de interesse social em áreas centrais metropolitanas em tempos de financeirização. Cad. Metrop. [online]. 2019, vol.21, n.44, pp.119-144.  Epub 15-Abr-2019. ISSN 1517-2422.  http://dx.doi.org/10.1590/2236-9996.2019-4406.

Este artigo discute, a partir de entrevistas realizadas junto a uma série de especialistas, quais os principais fatores que viabilizam/inviabilizam a produção de habitação de interesse social nas áreas centrais dos grandes centros urbanos. A influência do processo de transformação da propriedade imobiliária em ativo financeiro global e a análise da produção habitacional realizada pelo Estado em metrópoles brasileiras são referências para uma reflexão ampliada sobre o tema. A cidade de São Paulo é objeto principal das discussões, pesquisas e dados apresentados neste trabalho. Ao final do artigo é apresentada uma série de apontamentos no intuito de contribuir para o amadurecimento do debate sobre o desenvolvimento de políticas habitacionais para as áreas centrais das metrópoles brasileiras.

Palavras-chave : habitação de interesse social; área central; direito à moradia; financeirização imobiliária; São Paulo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )